Mr logo inst

A Rede Mobilizadora Meu Rio é formada por cariocas, de nascença e de coração, que se mobilizam para participar ativamente dos processos de decisão da cidade.

Nossa história

Nossos co-fundadores, Alessandra Orofino e Miguel Lago, sonham com o Meu Rio desde 2008. A fundação da Rede, no entanto, aconteceu mesmo em 2011, quando a primeira equipe de profissionais que desenvolve e mantém as plataformas e aplicativos do Meu Rio começou a trabalhar em uma pequena sala da Glória. Essa é uma foto da gente nos primeiros dias de nossas vidas Meu Rianas.

Img 01Equipe do Meu Rio na salinha onde tudo começou: Marcel Beiner, João Pessanha, Miguel Lago, Alessandra Orofino e Leonardo Eloi, que não aparece porque estava tirando a foto ;)

Além desses profissionais fantásticos, contamos com o apoio de uma equipe especial de uma das mais importantes incubadoras de organizações de mobilização do mundo, a Purpose.

Pouco tempo depois, contratamos nossos primeiros estagiários, os feras! Depois deles, muitos outros talentos se juntaram ao time.

Img 02Equipe do Meu Rio em nossa segunda sala, perto da Praça São Salvador, no final de 2012: Leonardo Eloi, Miguel Lago, Bernardo Ainbinder, Nícolas Iensen, Fernanda Whately, Marcel Beiner, Arthur Aguillar, Luiz Fonseca, Daniela Orofino, Rafael Rezende, Felipe Arêas, Alessandra Orofino, João Pessanha e Dudu Torres

Em 2012 e 2013, a equipe foi crescendo, crescendo, até formarmos o time que temos agora:

Img 03Equipe do Meu Rio no início de 2014: Alexandre Leite, Nícolas Iensen, André Kano, Leona Deckelbaum, Anna Livia, Fernanda Whately, Enrica Duncan, Matisse Bonzon, Rodrigo Arnaiz, Guilherme Pimentel, João Mauro Senise, Aline Taboada, Courtney Allen, Leonardo Eloi, Miguel Lago, Alessandra Orofino, Rafael Rezende e Josias Schneider

Hoje, além da nossa equipe, contamos também com o trabalho de mais de 900 voluntários inscritos, e dos maravilhosos Nós do Meu Rio, grupos de mobilização em bairros, comunidades e vizinhanças da cidade maravilhosa.

Equipe e voluntários da Rede Meu Rio compartilham uma missão: desenvolver tecnologias e metodologias que ajudam os milhares de membros do Meu Rio a participar ativamente dos processos de decisão da cidade através de mobilizações fantásticas!

Nossos desafios

Nosso maior desafio agora é ampliar essa comunidade de milhares de cidadãos para outras cidades do Brasil e do mundo. São os cariocas exportando sonhos e determinação!

Img 08

Nossas vitórias

Desde 2011, nossa comunidade já conquistou MUITAS vitórias. Colocamos aqui um resuminho das nossas preferidas!

Favela + Limpa no Lugar - Com menos de 2 semanas para agir, em pleno feriado de fim de ano, evitamos o despejo do Favela + Limpa, que teria seu terreno cedido para uma empreiteira e ia virar canteiro de obras. Foram 4 mil assinaturas em menos de 10 dias, que garantiram a continuação desse trabalho tão importante para a comunidade do Cantagalo e para a nossa cidade.

Img 05Leandro, que fundou o Favela + Limpa, foi o grande protagonista dessa vitória

Prudente de Moraes de Volta - Mais de mil cariocas se mobilizaram para devolver uma das escolas mais tradicionais da cidade a seus alunos. Depois de 2 anos de abandono por conta de obras que estavam previstas para durar apenas 6 meses, conseguimos que a Secretaria Municipal de Educação agisse rapidamente e garantimos mais uma vitória para a nossa cidade!

Dados abertos dos GPS de Ônibus - Graças à pressão da nossa rede por e-mail e telefone, a Secretaria de Transportes trabalhou junto à RioÔnibus para disponibilizar a consulta aos dados de GPS dos ônibus do município. Com isso, podem ser criados aplicativos para observar o comportamento da frota, diagnosticar problemas e sugerir soluções para sua melhoria.

Friedenreich de Pé - Quase 20 mil cariocas se levantaram para impedir que uma das melhores escolas do Rio fosse demolida para a construção de um estacionamento. Assinando uma petição eletrônica ou vigiando 24 horas por dia a nossa escola, vencemos juntos. Mostramos que o Rio é nosso!

Img 06As alunas da Friedenreich estão fofas demais nessa foto tirada durante a mobilização ;)

Legislação Ambiental Protegida - Ao lado do GAEMA (divisão do Ministério Público responsável por Meio Ambiente) e com o apoio de 7.000 pessoas que assinaram a petição em poucas horas, tiramos de pauta o projeto de lei do Governo que eliminaria as proteções mais importantes ao meio ambiente da legislação do Rio.

Ficha Limpa Estadual - Resgatamos um projeto de lei e uma proposta de emenda constitucional que estavam engavetados há meses na Alerj. Graças à participação dos membros da Rede Meu Rio dentro e fora da Assembleia, conseguimos a aprovação da Lei da Ficha Limpa Estadual por unanimidade!

Delegacia de desaparecidos - Milhares de cariocas apoiaram a luta de Jovita Belfort e outras mães de desaparecidos para criar a primeira delegacia especializada nesse tipo de crime no Rio de Janeiro. A delegacia contará com um sistema integrado de inteligência que integra dados de hospitais, abrigos e outras delegacias, segundo modelo de sucesso de Belo Horizonte, onde mais de 80% dos casos de desaparecimentos são resolvidos.

Img 07Depois dessa vitória histórica, Jovita veio fazer uma visitinha à equipe da Rede Meu Rio em nosso escritório

Nossa forma de pagar as contas

Para manter nossa equipe funcionando e dando suporte à Rede, precisamos de dinheiro.

Acontece que a Rede Meu Rio é independente. Isso quer dizer que não temos rabo preso com nenhum governo, político, partido ou empresa pública. E é por isso que para conseguir o dinheiro necessário ao funcionamento da nossa equipe, contamos com todos os cariocas apaixonados pelo Rio e que entendem que só pessoas mobilizadas poderão construir uma cidade melhor.

Hoje, cerca de 800 pessoas fazem doações mensais ao Meu Rio, nos mais diferentes valores, através da ferramenta Faça Acontecer.

Desde Maio de 2014, essas pessoas são prestigiadas por parceiros da Rede Meu Rio na cidade inteira: ao apresentar suas carteirinhas "Meu Rio, Eu Faço", elas ganham acesso a descontos, presentes e surpresinhas em vários pontos do Rio.

Uma das primeiras parceiras a oferecer um mimo aos financiadores da Rede foi a baiana Ciça, que vende o melhor acarajé do mundo na Praça XV.

Img 09Baiana Ciça prepara seus quitutes. Mmmmm...

Aonde estamos

Estamos em todas as casas onde existe um membro da Rede! Mas se você quiser falar com a equipe que serve esses milhares de cariocas, é só mandar um papo por algum desses canais:

Para quem gosta de falar bastante: (21) 3079-1333

Para os simples e objetivos: contato@meurio.org.br

Para os sociáveis: Facebook